Um ano sem lixo: é possível viver sem impactar o planeta?

Dica de blog pra mudança de hábito! Um ano sem lixo é um blog que compartilha experiências duma vida que busca não agredir o planeta. Quantos zilhões de toneladas cada casa no país (e no mundo!) produz de lixo? É de se pensar.

As três palavras chaves dessa vida são: diminuir o consumo, reutilizar e reciclar. A idealizadora do desafio, Cristal Muniz, pesquisou como viver Zero Waste no Brasil, como a sua inspiração, Lauren Singer. E descobriu que sim, é possível! Com as devidas adaptações, claro.

Imagem: Um ano sem lixo (Reprodução)

Apesar de apresentar ótimas soluções pra substituir produtos, a Cristal deixou uma boa reflexão nesse post. Muitas pessoas querem fazer a sua parte ao adotar uma vida zero lixo, mas o nosso estilo de vida atual não permite largar de mão tudo. Não é do dia pra noite que trocamos algo industrializado pelo natural. Ainda mais na cidade grande.

 

Viver é causar impacto. Somos muitos humanos, precisamos (culturalmente ou não) de muitas coisas.”

 

Não só isso, algumas opções são caras demais, ou o local em que vivemos não possui lojas especializadas. Ou pior, não tem centro de reciclagem. Mas fatores externos não são motivos pra deixar de agir!

 

“Pra achar o equilíbrio entre o impacto que você causa e suas crenças, é preciso uma viagem pro centro de si mesmo.”

 

Ter consciência já é um grande passo. Questionar a origem das suas roupas, observar ingredientes dum alimento, ir naquela feira de rua, frequentar comércios de produtores locais. O pouquinho que fazemos já é uma baita ajuda. A autora do blog decidiu lutar pelo seu ideal, a partir das ferramentas que ela tem. É possível!

Imagem: Carta Capital via Um ano sem lixo (Reprodução)

E, pra nossa sorte, Porto Alegre tem várias opções de brechós e coletivos de artistas, além das lojas de orgânicos. Somos sortudos por morar numa cidade com pessoal engajado!

Lembrando: não vá além do seu limite. Cada pessoa tem o seu ritmo pra mudanças. Equilíbrio sempre! Sem culpas.

 

Nossas dicas favoritas (e possíveis!):

 

Acompanhe o blog Um ano sem lixo pelo Instagram, também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *