Projeto Curadoria: conexões entre mulheres criativas

Pra quem precisa de inspiração pra se arriscar mais, vamos falar sobre o Projeto Curadoria. A Nini Ferrari criou o site da sua vontade de compartilhar histórias de mulheres criativas que se dedicam às artes. Ela mesma trabalha com design, fotografia e outras artes gráficas, e sentia falta de conhecer outras moças que estavam se aventurando nesse setor.

Ter aspiração às áreas criativas sempre parece um tiro no escuro. Não é algo com um planejamento de carreira bonitinho, que a gente põe passo 1, 2 e 3 e tá aí a receita de bolo pra ser bem sucedido. É algo que você coloca 100% de si mesmo, como se estivesse comercializando o seu interior. Mas, justamente por ser algo incerto, acabamos por abandonar vários projetos por medo de investir tempo (e dinheiro).

Daí, você tá rolando o feed do Facebook, e começa aquele inferno de ~conheça os fulanos que largaram tudo pra viver viajando~. Ou ~os fulanos que saíram da cidade grande e vivem numa casa na árvore~. Todo mundo pode largar tudo. Você não, você tá em casa, ou desempregado ou num emprego que ~era o que tinha, né~.

 

Por que todo mundo pode largar tudo, e eu não?

 

Imagem: Projeto Curadoria

Por isso que o Projeto Curadoria surgiu. É uma plataforma pra você ler sobre outras mulheres que também se sentiam inseguras em trabalhar com o que queriam. É se conectar com outras histórias, e se enxergar nessas possibilidades. E a gente se motiva lendo isso e percebendo que podemos também. Não são relatos mirabolantes que nem esses de ~largar tudo~. São histórias sinceras, com suas dificuldades, sem glamour, mas muito amor pelo trabalho. <3

O Projeto foi um trabalho de formiguinha que cresceu graças à rede de contatos que foi se formando através das entrevistas. A Nini começou entrevistando moças que ela admirava. Criativas, ilustradoras, artistas, entre outras na área. Com isso, gerou um marketing de boca a boca, e outras histórias começaram a surgir para o site. Assim, temos um catálogo de inspirações reais pra ler quando precisamos duma palavra amiga.

A ideia é postar uma entrevista por dia, somando 365 dias de inspiração. O site se encontra na entrevista de número 192, então você tem muuuita coisa pra ler dos dias passados. Os textos são rápidos, no sistema de pergunta e resposta. Lá pro fim, é perguntado pras criativas dicas de como outras mulheres podem desenvolver mais o próprio trabalho. Se não quiser ler a história de vida de todo mundo, pula pras dicas, que elas são super válidas.

A ideia da Nini veio duma necessidade pessoal de se inspirar. Você também pode aplicá-lo, tipo, coletando histórias de moças criativas da sua escola/faculdade/trabalho. Aqui na Epohke temos o #girlboss, só clicar na tag GRL PWR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *