Millennial pink: a cor do milênio, e da Epohke

Você poderia dizer que tudo começou com um novo tom de iPhone na versão “rosa ouro”. Alguns se perguntavam se a Apple deliberadamente não a chamava de rosa para evitar críticas. Outros elogiaram a capacidade da Apple de “convencer as massas de que o rosa não é feminino ou gay”.

Pouco mais de um ano após a introdução da cor na cultura de consumo mainstream, ele foi  adotado por um conjunto específico de marcas com um conjunto específico de clientes. Pantone reconheceu o poder de permanência da tonalidade ao listar uma versão mais leve do mesmo em seu relatório de cores de moda da Primavera de 2017.

Marcas incorporaram em seus sacos de compras, sites, capas de revistas e campanhas publicitárias. Em outubro, Everlane, iniciante de moda, uniu-se à Cerimônia de Abertura para uma linha de roupas da mesma família de rosa e bege. O vídeo musical de “Cranes in the Sky” abre com Solange envolvido em uma série de roupas, cada uma variação sensual dessa cor carnuda. Em algum lugar ao longo do caminho, tornou-se representativa de uma determinada corte feminina. Tornou-se então, o rosa milenar.

De um ponto de vista puramente estético, o rosa milenar é uma cor fácil de se olhar e usar. “Obviamente não é um rosa brilhante. Não é fúcsia. Tem uma certa inocência, é discreto, é muito sutil. Há um tipo de brilho saudável que está ligado a tons de rosa assim. ” disse Leatrice Eiseman, diretora-executiva do Pantone Color Institute

A aparência da cor na cultura pop também deu um sentido mais profundo – uma vez que se rebela contra o que é esperado do sexo feminino. “Uma parte da população estimulada para desconfiar de rosa tornou-se contrária, e abraçou uma versão cool e desbotada da cor”, escreveu Véronique Hyland, do The Cut. Parece que os departamentos de marketing para absorventes femininos, bonecas Barbie, e maquiagem se inclinou tão forte na idéia de feminilidade que essas cores se tornaram alienantes e excessivamente simplista.

“Simbolicamente, eu acho que este tipo de rosa fala sobre o nosso papel em alterar a compreensão da sociedade sobre a feminilidade”, afirma Veronica del Rosario, a diretora de marca da marca de calcinha Thinx.  A startup é mais conhecida por uma campanha publicitária que aconteceu em outubro e novembro de 2015. Ela contou com a sombra em questão como pano de fundo de fatias de toranja que se assemelhava a um vagina.

Eiseman, que conduz sua pesquisa para Pantone diz que também joga bem para uma base de consumidores modernos e de alta qualidade que é naturalmente desligado por uma categoria de cor com Demasiado forte de uma conotação de gênero. Nós estamos abraçando nossos impulsos girlier: nosso fry vocal, nosso # girlboss-ness. (Querer adivinhar a cor da capa do livro? Sim, não era rosa-rosa.)

“Com os consumidores do sexo feminino, rosa às vezes é também visto como uma cor menina”, disse ela. “E algumas mulheres têm alguma hesitação com isso. A sombra Dogwood tem um pouco de sofisticação anexado a ele. ”

O uso de cores mais sutis em campanhas publicitárias também significa uma mudança na forma como as marcas querem que seus clientes as vejam. Marcas de estilo de vida de nicho querem apresentar uma aura mais íntima e imponente para sua base de clientes.

Como qualquer cor du jour, rosa milenar pode não ser em torno de sempre. Mas nos olhos de Eiseman, sinaliza uma mudança em como os negócios novos . Especialmente no mundo startup, onde branding é a chave – poderiam diferenciar-se.
Por causa de um erro de edição, uma versão anterior desta peça incorretamente declarou título Veronica del Rosario para Thinx; Ela é o diretor de marca, não o diretor de marketing. Esta história foi atualizada para esclarecer que em 2015 Pantone declarou “Rose Quartz” a cor do ano para 2016.

Por todos os meios, desfrutar de qualquer cor que você gosta – revel em mostarda ou taupe ou chartreuse se isso é o que te faz feliz. Mas pergunte a si mesmo: eu gosto disto porque eu gosto disso ou porque estou comprando de volta a minha própria infância re-embalada na forma de brilho labial e adesivos? Porque o complexo industrial Pantone é marketing direto para minha geração?

 

Quer ver mais referencias e inspirações do tão falado tom de rosa? Vai no nosso Pinterest, temos várias pastas dedicas a ele <3

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *