Documentário aborda tema da moda sustentável e ética na America Latina

O Moda.Doc America Latina nasceu da necessidade de fazer diferente, e principalmente no despertar de consciência na moda. Foi assim, em 2011 que o Rodrigo Müller tornou-se um defensor da moda ética, responsável, sustentável e consciente. Ele é responsável pelo roteiro, direção, além de ser o criador dessa iniciativa pra lá de necessária.

Por atuar como modelo no mercado nacional e internacional, e ser formado em Direito Ambiental e Sociologia ele passou a observar a moda com um olhar crítico e apurado, e trouxe a sua preocupação com o social, para dentro deste documentário.

Nas palavras do próprio Rodrigo “A proposta do Moda.Doc é falar e mostrar, as oportunidade que a América Latina tem de se redescobrir e valorar sua identidade. O documentário sobre moda sustentável e artesanato na América Latina tem como premissa básica divulgar e promover as soluções reais e já existentes para os problemas da indústria da moda na América Latina. O filme objetiva orientar possíveis caminhos para empresas inovadoras que trabalham no viés da sustentabilidade. Com base nos quatro pilares: social, cultural, ambiental e econômico.”

Ele também frisa que valorizar o artesanato da local e, acima de tudo, possibilitar a reflexão para tornar os consumidores conscientes e responsáveis por suas escolhas é urgente. Realizar um trabalho de educação e sensibilização para o público em geral e desenvolver a noção de consumo consciente é um dos papéis do Moda.Doc. O consumidor deve sair da influência das mídias e começar a se dar o direito de questionar, pesquisar, escolher e pedir. É ele que, de certa forma, tem o verdadeiro poder. Ele tem o poder da “demanda” e o mercado busca responder à “demanda”. No entanto, este é um ciclo que se retroalimenta no momento em que é o mercado que fornece a informação sobre o consumo sem independência.

Foto: Jornal – O Sul

A partir deste propósito, surgiram vários colaboradores que levantam a mesma bandeira e farão do Moda.Doc um documentário único sobre um assunto tão novo e muitas vezes inexplorado. Sócios da produtora Casa da Janela, Barbara Santos e Rafael Barbieri, atuam como diretos de fotografia e co roteiristas. Ambos com expertise em fashion films e conteúdos de moda, acreditam que a valorização das pequenas belezas cotidianas conduzem à felicidade. O Moda.Doc também produz editoriais com as marcas sustentáveis e éticas, e a responsável por eles é a experiente Tanise Haas, que acredita na beleza, em todas as suas formas, como maneira de gerar felicidade e induzir transformações. Ela assina, produz e dirige os editoriais que são estrelados pela Luana Krieger, modelo e empresária que trabalha com foco na exportação e defende o respeito e a ética nas relações como um dos pilares mais importantes da sustentabilidade.

Na produção executiva do Moda.Doc temos a Karen Campos, com vários trabalhos no ramo do cinema e da publicidade, mas foi o respeito que alimenta pela natureza e a prática de longa data do consumo consciente que a conduziram a contribuir com o documentário.

No primeiro tease, a equipe entrevistou nomes importantes no cenário de moda sustentável no Brasil, como Flávia Aranha, Heloísa Crocco, Fernanda Simon, entre outros grandes nomes. Se interessou? Dá uma olhada no vídeo completo, é inspirador!

 

A novidade, é que nós da Epohke, somos as responsáveis pelo planejamento e gerenciamento das Redes Sociais do Moda.Doc. Estamos super felizes em poder apoiar e participar deste projeto belíssimo que envolve profissionais experientes e com vontade de mudar o mundo para um lugar melhor, mais consciente e ético, assim como nós. Não cabe nos nossos corações a felicidade de poder andar ao lado de pessoas que realmente tem o potencial para despertar consciência na sociedade além da oportunidade de nos especializarmos em moda sustentável.

A equipe do Moda.Doc America Latina já começou as gravações, agora é só esperar esta obra de arte ser finalizada e dividir com o mundo inteiro. Afinal, o verdadeiro propósito do filme é conectar diferentes produtores de moda sustentável, ética e responsável e tornar a America Latina um grande exportador de artes manuais e responsáveis.

A proposta e o projeto são incríveis. Quer ficar sempre por dentro das viagens, teaser e editorias do Moda.Doc? Só seguir eles nas redes sociais, tanto pelo instagram ou facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *